Abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental

clínica especializada em atendimento infanto-juvenil

Abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental

Normalmente, um pai ou cuidador, a criança e um terapeuta discutirão as metas e desenvolverão um plano de tratamento.

A TCC envolve uma abordagem estruturada para resolver problemas em um número específico de sessões. Pode ser apenas seis sessões ou até 20, ou mais, dependendo da criança e dos objetivos específicos.

Embora a TCC seja um tipo de terapia de conversa, é muito mais do que conversa. O terapeuta trabalhará para fornecer maneiras tangíveis para que seu filho assuma o controle e se empodere. Eles vão ensinar habilidades que podem ser colocadas em prática imediatamente.

Técnicas de TCC
Brincar terapia. Artes e ofícios, bonecas e fantoches ou dramatizações são usados para ajudar a criança a resolver problemas e encontrar soluções. Isso também pode ajudar a manter as crianças mais novas envolvidas.
TCC com foco no trauma. Este método é usado para tratar crianças afetadas por eventos traumáticos, incluindo desastres naturais. O terapeuta se concentrará em questões comportamentais e cognitivas diretamente relacionadas ao trauma que a criança experimentou.
Modelagem. O terapeuta pode representar um exemplo do comportamento desejado, como responder a um agressor, e pedir à criança que faça o mesmo ou demonstrar outros exemplos.
Reestruturação. Esta técnica é uma maneira de uma criança aprender a pegar um processo de pensamento negativo e transformá-lo em um melhor. Por exemplo, “Eu fedendo a futebol. Sou um perdedor total” pode se tornar “Não sou o melhor jogador de futebol, mas sou bom em muitas outras coisas”.
Exposição. O terapeuta expõe lentamente a criança às coisas que desencadeiam a ansiedade.
Seja qual for a técnica, a TCC pode ser conduzida de várias maneiras, como:

Individual. As sessões envolvem apenas a criança e o terapeuta.
Pai-filho. O terapeuta trabalha com a criança e os pais juntos, ensinando habilidades parentais específicas para que seus filhos aproveitem ao máximo a TCC.
Baseado em família. As sessões podem envolver pais, irmãos ou outras pessoas próximas à criança.
Grupo. Inclui a criança, o terapeuta e outras crianças que estão lidando com problemas iguais ou semelhantes.
Condições que a TCC pode ajudar
Seu filho não precisa ter uma condição de saúde mental diagnosticada para se beneficiar da TCC. Mas pode ser bastante eficaz para lidar com condições específicas, como:

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Crianças com TDAH podem ter dificuldade em ficar paradas e podem se envolver em comportamentos impulsivos. Embora existam medicamentos para tratar esse distúrbio, às vezes eles não são a primeira ou a única opção de tratamento.

Mesmo com medicamentos, algumas crianças apresentam sintomas persistentes. Pesquisas mostram fonte confiável que para alguns adolescentes, adicionar a TCC funciona melhor do que a medicação sozinha.

Ansiedade e transtornos de humor
A TCC demonstrou ser um tratamento eficaz para crianças e adolescentes com transtornos de ansiedade e humor.

Um estudo de 2015 encontraram “apoio substancial” para a TCC como um tratamento eficaz de primeira linha para crianças com transtornos de ansiedade.

Os pais também podem ter um papel a desempenhar. Um estudo de 2010 descobriram que a TCC com envolvimento ativo dos pais mostrou-se promissora como uma terapia eficaz para crianças de 3 a 7 anos com ansiedade. O estudo envolveu apenas 37 crianças, mas elas mostraram melhora significativa em uma média de 8,3 sessões de tratamento.

Ansiedade com transtorno do espectro autista
Muitos adolescentes com transtorno do espectro autista de alto funcionamento têm ansiedade. Em um estudo de 2015, um programa de TCC foi projetado para pré-adolescentes com transtornos do espectro do autismo mais ansiedade clínica. O programa teve como foco:

exposição
desafiando crenças irracionais
apoio comportamental fornecido pelos cuidadores
elementos de tratamento específicos para o transtorno do espectro do autismo
O pequeno estudo envolveu apenas 33 crianças de 11 a 15 anos. Os pais relataram um efeito positivo da TCC na gravidade dos sintomas de ansiedade.

A TCC também pode ser útil no tratamento de:

• Uso de substâncias na adolescência
• Transtorno bipolar
• Depressão
• Transtorno Alimentar
• Obesidade
• Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
• Automutilação

COMO FUNCIONA

O passo a passo fácil para obter nossos serviços

A psicoterapia infanto-juvenil procura identificar e ajudar nas questões que estão dificultando a criança ou adolescente em seu desenvolvimento.

Faça o agendamento

Pode entrar contato por e-mail ou agendar via WhatsApp

1

Aguarde o contato

A psicóloga entrará em contato confirmando a consulta e prestando as orientações necessárias.

2

Boa consulta!

No dia e horário agendados a psicóloga estará aguardando para a consulta.

3

outros serviços que também OFERECEMOS
Um espaço seguro e um ouvido empático, ao mesmo tempo em que fornecemos ferramentas para estimular mudanças nos pensamentos, sentimentos e comportamentos.
Psicoterapia infanto-juvenil

Avaliações Psicológicas e Processo Terapêutico

Atendimento as escolas

Quando a criança apresenta dificuldades que se referem a escola

Orientação Familiar
Disponibilizamos sessões para os pais trabalharem terapeuticamente as dificuldades que enfrentam no cenário familiar com os filhos.

Entre em contato

Preencha o formulário e tire suas dúvidas ou consulte sobre nossa disponibilidade de horários para atendimento